sábado , 20 julho 2019
Capa » Organização » Dicas para fazer uma horta em casa

Dicas para fazer uma horta em casa

Ter uma horta em casa é prático e você vai estar comendo melhor, principalmente devido ao grande uso de agrotóxicos utilizados na produção de hortaliças. Muitas pessoas acham que é necessário um grande espaço para ter uma horta, se enganam pequenas proporções já são o suficientes para plantar e colher, além de ter uma alimento mais saudável plantando, é uma verdadeira terapia cuidar de um espaço como este.

horta em casa 2

Para ter a sua própria horta e desfrutar de seus benefícios, basta seguir os seguintes passos:

– Definir o local: Evite plantar em um local e após colocar em outro. Escolha locais onde haja, ao menos, 3 horas de sol indireto. Plantas precisam de luz solar para se desenvolver adequadamente. O ideal é que tenha uma torneira ou ponto de água para facilitar a rega.

horta em casa 1

– Adquira os utensílios para o plantio: Para começar e manter sua horta é necessário ter, pelo menos, pá para cavar, tesoura de poda, luvas de borracha, palitos de churrascos ou varetas de bambu e arames de embalagens, cada uma tem sua finalidade:

– Pá: cavar buraco na terra que receberá a semente ou muda e ajuda também a fofar a terra
– Tesoura: para podas periódicas.
– Luvas: para proteger toxoplasmose e outras doenças, contatos com fungos e outras pragas e ferimentos diversos.
– Palitos: dar sustento enquanto a planta cresce
– Arames: fixa a planta ao palito.

horta em casa

Preparação do solo
– Para deixar o solo preparado: misturar, em proporções iguais, terra e húmus são ricos em nutrientes, permitindo um crescimento adequado das hortaliças.
Procure não fazer uso de esterco de gado, pois nas fezes bovinas pode haver resquícios de antibióticos e outros medicamentos, usados nas vacinações e medicações dos animais. Um dos melhores adubos orgânicos e que pode ser usado a vontade é a casca de pinhão.

– Distancia das covas: Para cada planta existe uma distância correta entre covas. Isso garante um crescimento saudável para suas hortaliças.

– Considerar época de plantio: Algumas plantas tem época certa para serem cultivadas e outras podem ser plantadas o ano todo

– Regar constantemente: Toda hortaliça precisa de água diariamente. Procure colocar logo após por do sol, no finalzinho da tarde ou logo bem cedinho.

Seguindo essas dicas, você terá o privilégio de possuir um alimento fresco e livre da presença de agrotóxicos, favorecendo a melhoria de suas condições de saúde.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*