quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Decoração de ambientes » Como escolher cortinas para sua casa

Como escolher cortinas para sua casa

Como utilizar cortinas na decoração da casa. As cortinas elas além de serem decorativas tem bastante utilidade na questão de privacidade e bloquear luz direta do sol. Elas também traz vida para sua casa, tanto para sala, quarto e outros ambientes.

Existem vários estilos diferentes de cortinas, desde o estilo moderno, industrial, rústico, minimalista e muitos outros. Além de encontrar-las com uma grande variedade de material, cores e estampas.

São dois tipos de fixação que encontramos para colocação das cortinas, trilhos ou varão. O de varão são os mais utilizados, mas não esqueça de combinar com a decoração restante do ambiente.

O varão prata combina mais com uma decoração moderna, já o dourado e cobre com uma decoração mais clássica e contemporânea. Sendo que, varões são mais simples de instalar e de retirar caso deseje lavar a cortina ou haja alguns imprevisto com elas.

Cortinas na sala ficam mais bonita se forem até o chão, deixando 1 cm entre o chão e o final dela. As cortinas mais curtas, aquelas que ficam abaixo da janela, escolha as de persianas ou a de rolo, ficam mais elegantes.

Vamos falar dos tipos de prega que a cortina pode ter, pois elas determinam o caimento que a peça irá ter, tem as pregas americanas, prega fêmea (essa o volume do tecido fica no lado detrás da cortina), já a prega macho o volume do tecido fica à frente da cortina.

Para encaixar a cortina no varão temos as argolas, existem com vários tipos de material, cromado, metal, madeira, plástico, tipo ilhós e com passantes do próprio tecido.

Os tecidos sintético para cortina são mais baratos e resistentes, os modelos naturais vão dar um maior peso, mas são mais caros, mais sensíveis pois amarrotam facilmente, inclusive dependendo do tecido natural podem até encolher após a primeira lavada.

Encontramos cortinas feitas com voal, elas são fininhas, leves e tem um caimento muito bom. Enfim tem vários tecidos para cortina. Tecidos pesados são ideias para lugares frios, para vedar melhor a luz. Mas escolha o que vai ao encontro de sua necessidades.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*