quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Salas » Como escolher um sofá ideal para sala

Como escolher um sofá ideal para sala

Quer trocar de sofá ou mesmo esta montando sua casa e quer um sofá que combine com o ambiente, vamos dar algumas dicas.

Você sabe diferenciar os desenhos de sofá? Sabe compor esses desenhos com a decoração que já possui? Como escolher a cor, para que ele combine com o resto do espaço.

Existem vários itens que precisam ser levados em conta na escolha do sofá.

O primeiro passo é tirar medida de sua sala, antes da compra do sofá. Escolha a parede onde esse sofá vai ficar e compre um sofá menor que o comprimento do local, para que ele não fique desproporcional e pra fora da parede. O ideal é pelos menos sobrar 30 cm de cada lado do sofá.

Verificar a largura que o sofá vai ocupar, se sua sala for estreita opte por um sofá com menos profundidade para ter espaço para circulação. Você encontra no mercado sofás com profundidade que vai de 60 cm à um metro.

A regra é deixar a passagem de pelo menos uns 60 cm no mínimo, para poder transitar na sala com folga. Mas se optar por um sofá retrátil para conforto na hora de assistir um filme não tem problema, pois o seu uso será esporádico.

Outro ponto importante quando for escolher um sofá, é pensar pra que servirá seu uso: ver TV, para receber visita ou simplesmente relaxar. Definir o uso do sofá vai te orientar a escolher melhor.

Se for para ver tv prefira um sofá super confortável e um pouco mais fundo, aquele sofá para você se jogar e até se deitar. Mas caso, seja um sofá para receber visitas ele não precisa ser retrátil e nem muito profundo, um que tenha de 60 à 80 cm vai servir. Se for um sofá para relaxar vale as mesmas dicas do sofá para ver TV.

Agora vamos falar sobre o material de revestimento do sofá, sendo que os de tecido são mais aconchegantes e confortáveis, mas devem ser impermeabilizados para evitar que sujem com facilidade, enquanto que o de couro são mais resistentes e de limpeza prática, mas eles acabam absorvendo a temperatura, quando esta calor eles ficam quentes e quando esta frio eles ficam frio.

Se for escolher os de tecido opte por aqueles que tem um pouco de material sintético tipo poliéster em sua composição, são mais duráveis. opte também pelos impermeáveis. O de suede é bastante resistente.

O número de lugares de um sofá devem ser levados em conta na hora de decidir qual modelo comprar, os mais conhecidos são os de dois, três e quatro lugares. ao contrário de que muita gente imagina, numero de lugares não é a mesma coisa de números de assento. Com sofá de 3 lugares evite escolher sofá com três assentos, prefira os de dois assentos, mas que comporta 3 pessoas sentadas, faz com que ele seja mais bonito por ter menos divisões. Para os de 4 lugares siga a mesma regra.

Como escolher a cor ideal de sofá, uma maneira de não errar é escolher uma cor neutra ou seja beje, cinza ou preto, com isso você vai ter mais facilidade na composição da decoração do ambiente.

Mas se você gosta de cor pode optar por sofá na cor azul, amarelo, verde oliva e outras, ele será o centro das atenções, ai é só combinar com o resto de outros itens para não haver confronto de cores e deixar o ambiente carregado.

Quanto ao modelo de sofá, prefira os de linha reta, são mais fáceis de combinar com qualquer tipo de decoração, são mais limpos e não tem tanto detalhe chamando atenção.

Mas se preferir modelos que estão na moda, temos o de pés palitos, costumam ser menores também. Tem os sofás de linhas curvas, mas aqui no Brasil ele não é muito usado, mas são muito elegantes e bonitos.

Os tipos de sofá são classificados em tradicionais, retrátil, modular, encosto reclinável, de canto, sofá com chaise, a partir de sua necessidade você tem essas opções.

Um clássico que nunca sai de moda é o sofá chesterfield, ele possui braços curvos e é todo trabalhado em capitonê, o desenho dele é atemporal e combina desde as tradicionais até as mais contemporânea.

Finalizando, espero que as dicas tenham ajudado você à escolher um sofá que se adeque para sua casa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*