terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Datas Especiais » Decoração sala de aula para Dia do Folclore: 17 idéias diferentes

Decoração sala de aula para Dia do Folclore: 17 idéias diferentes

Decoração sala de aula Dia do Folclore 001

O Brasil é um país dotado de uma cultura fantástica e repleta de elementos regionais muito importantes, e que a cada ano oferecem aos brasileiros, e também aos turistas internacionais, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, principalmente quando se aproxima o Dia Nacional do Folclore Brasileiro, 22 de agosto.

O Folclore Brasileiro oferece ao povo uma enorme variedade de personagens lendários, como o Saci Pererê, a Mula sem cabeça e o Curupira, que através de suas lendas e mitos regionais proporcionam uma variedade cultural muito importante, e que deve ser sempre compartilhada com as crianças em sala de aula.

O folclore brasileiro

O folclore brasileiro tem como principal significado a representação de nossa cultura nacional, que foi sendo formada ao longo de séculos, e que representa a identidade do povo, com suas tradições regionais, individuais e coletivas, que envolvem as lendas, os costumes, comidas típicas, danças, e muito mais.

Ele está presente em nosso país há muitos séculos, mas só se tornou fonte de estudos a partir do século XIX. Porém, só a partir de 1970 nosso folclore tradicional se consolidou, e nos proporcionou os diversos elementos de que ele é formado, e que vieram como herança dos povos negros, indígenas e portugueses que ajudaram a formar o país.

Decoração sala de aula Dia do Folclore 015

Personagens do folclore brasileiro

E nosso folclore possui uma riqueza ampla em detalhes, e que em cada região nos oferece personagens variados, juntamente com suas lendas, e que são estudados não só no Brasil, mas em outros países ao redor do mundo, como o Saci Pererê, a Mula sem cabeça, o Curupira, o Boitatá, a Iara, o Boto cor de rosa, dentre outros.

Decoração para sala de aula para o Dia do Folclore

Devido a esta importância cultural, a decoração em sala de aula para o Dia do Folclore pode ser feita através de atividades com as crianças, que podem realizar pesquisas sobre quais os personagens folclóricos que estão presentes em sua cidade.

Decoração sala de aula Dia do Folclore 009

Destacar saci pererê do folclore brasileiro

Estes podem ser representados em murais e cartazes informativos, em desenhos para colorir entre os pequenos, ou mesmo em bonecos artesanais feitos com criatividade pela garotada.

E para lhes dar algumas inspirações sobre como decorar a sala de aula para celebração do dia 22 de agosto, Dia Nacional do Folclore, separamos abaixo estas imagens ilustrativas com elementos folclóricos regionais:

Decoração sala de aula Dia do Folclore 002

Floresta com seus mistérios e personagens foclóricos

Decoração sala de aula Dia do Folclore 003

Decoração sala de aula Dia do Folclore 004

Decoração sala de aula Dia do Folclore 005

Decoração sala de aula Dia do Folclore 006

Decoração sala de aula Dia do Folclore 007

Decoração sala de aula Dia do Folclore 008

Decoração sala de aula Dia do Folclore 011

Decoração sala de aula Dia do Folclore 014

Decoração sala de aula Dia do Folclore 012

Decoração sala de aula Dia do Folclore 010

Captura de Tela 2014-07-17 às 14.44.43

Captura de Tela 2014-07-17 às 14.45.03

Captura de Tela 2014-07-17 às 14.44.33

Resumo: Vejam a importância cultural que o folclore tem para o povo brasileiro, e confiram algumas imagens de como decorar a sala de aula para o Dia do Folclore.

2 comentários

  1. Adorei a criatividade. Tirei várias ideias para minha turminha do berçário. obrigado por me ajudar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*