quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Artesanato » 12 modelos de cortinas feitas de fuxico

12 modelos de cortinas feitas de fuxico

Saiba como deixar o visual de sua casa muito mais elegante e acolhedor com o uso das cortinas feitas de fuxico, uma técnica artesanal brasileira bem popular

fuxicoDecorar a casa com itens artesanais tem sido uma ótima opção para dar uma rejuvenescida em cada ambiente, de uma forma elegante, descontraída e muito mais convidativa.

E um destes itens que vem fazendo muito sucesso como item de decoração são as cortinas feitas de fuxico, uma técnica artesanal nascida no Brasil, que possui mais de 150 anos de história, e que vem servindo de inspiração para a criação de diversas coleções de estilistas por todo mundo.

A técnica do fuxico

O fuxico é uma técnica de artesanato desenvolvida na região nordeste do Brasil, que consiste na união de pequenos pedaços de tecido de formato redondo, que são alinhavados para ganhar um visual franzido, de modo que ficam semelhantes a pequenas trouxinhas de tecido.

Depois estas trouxinhas são unidas entre si para formação de diversos trabalhos artesanais, como bolsas, tapetes, colares, colchas, cortinas, e muito mais.

Já o nome fuxico foi dado a esta técnica artesanal porque quando as mulheres se reuniam para fazer seus trabalhos artesanais, acabam colocando as fofocas em dia, ou seja, faziam muito fuxico, e por isso a técnica recebeu este nome.

cortina fuxico 12

Bandô de fuxico intercalado com renda, fica lindo para cozinha

Como fazer fuxico

A técnica de fuxico vem sendo muito utilizada para fazer não só as cortinas artesanais, mas também diversos modelos de artesanato, como enfeites para roupas, toalhinhas, flores em tecido, etc., e que podem ser feitas aí na sua casa para que você tenha uma boa fonte de renda extra mensal.

Por isso separamos este vídeo tutorial com três dicas para iniciantes de como fazer fuxico em casa, de forma simples e muito prática, com o uso de retalhos de tecido, tesoura, agulha e linha de costura:

12 modelos de cortinas feitas de fuxico

E abaixo separamos diversos modelos de cortinas feitas de fuxico, e também alguns modelos de cortinas decoradas com alguns detalhes em fuxico, que vão deixar a decoração de sua casa muito mais especial:

cortina fuxico 1

cortina fuxico 2

cortina fuxico 3

cortina fuxico 5

fuxico 6

cortina fuxico 7

cortina fuxico 8

cortina fuxico 9

cortina fuxico 9

cortina fuxico 10

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*