quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Materiais e Obra » O que é um loft? O Charme de morar em um

O que é um loft? O Charme de morar em um

Conheça um pouco mais sobre os lofts, estas moradias charmosas, elegantes e muito mais funcionais, que vem ganhando seu espaço em todo mundo.

Nos últimos anos é comum ouvir nas redes sociais, e em revistas especializadas, noticias que mostram inúmeras celebridades em seus lofts, muito charmosos, elegantes e bem convidativos.

E nestas horas surge a pergunta, mas o que é um loft?

o-que-e-um-loft-001

O loft é um padrão de moradia, que surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 50, para abrigar a crescente demanda de trabalhadores nas grandes cidades.

Posteriormente, o conceito foi ganhando novos formatos, e atualmente estas moradias são conhecidas como lofts urbanos, que são casas muito charmosas, com pé direito bastante elevado, amplo espaço interno e melhor aproveitamento dos recursos naturais, como iluminação e ventilação.

o-que-e-um-loft-005

Com isso, os lofts podem ser encontrados em diversas cidades ao redor do mundo, e também são vistos nas telinhas do cinema, ou em grandes feiras de decoração, como a Casa & Cor.

A história dos lofts

Em meados dos anos 50, uma época posterior a grande depressão nos Estados Unidos, haviam muitos galpões desabitados nas grandes cidades, como em Nova York, que foi o palco do surgimento dos lofts urbanos.

Galpão transformado em loft urbano

Galpão transformado em loft urbano

Nesta época, os trabalhadores começaram a migrar dos campos para cidade, e com isso precisavam morar próximo dos grandes centros, que era o local aonde tinha trabalho.

E como eles não tinham muito dinheiro, passaram a usar estes grandes galpões como moradia, fazendo dali sua habitação, de forma bem simplificada, e muitas vezes aproveitando que já tinha no local.

Interior de um loft urbano

Interior de um loft urbano

Já o termo loft, termo em inglês que significa “local elevado”, era o nome do espaço que fica bem abaixo do telhado, e que é conhecido como sótão ou mezanino. Este espaço era muito comum nos galpões abandonados, e passou a ser o dormitório dos imóveis, que começaram a ser conhecidos como lofts urbanos.

Lofts urbanos na atualidade

Hoje em dia, os lofts urbanos já são projetados por grandes arquitetos, e englobam muitos elementos que eram marcantes no conceito original dos lofts, lá do início dos anos 50.

o-que-e-um-loft-011

Dentre os principais elementos que dão vida a um loft destacam-se o pé direito do imóvel bem elevado; o mezanino; a ampla iluminação; paredes sem muito acabamento; decoração minimalista e também a integração dos ambientes.

o-que-e-um-loft-002

Tudo isto permite que o loft seja um modelo de moradia mais sustentável, pois permitem maior economia energética, ampla circulação de ar e também mais mobilidade ao ambiente, que se torna muito mais funcional.

Modelos de lofts

E para ilustrar ainda mais o conceito dos lofts urbanos, separamos abaixo estas imagens, com modelos de lofts muito charmosos, elegantes e bem funcionais:

o-que-e-um-loft-004

o-que-e-um-loft-003

o-que-e-um-loft-005

o-que-e-um-loft-006

o-que-e-um-loft-007

o-que-e-um-loft-008

o-que-e-um-loft-009

o-que-e-um-loft-010

o-que-e-um-loft-017

o-que-e-um-loft-014

o-que-e-um-loft-015

o-que-e-um-loft-016

o-que-e-um-loft-018

Imagens ilustrativas da internet.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*