sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Materiais e Obra » 7 dicas para fazer pequenos reparos na casa

7 dicas para fazer pequenos reparos na casa

Vejam algumas dicas simples e práticas para fazer pequenos reparos aí na sua casa, que vão deixar o dia a dia muito mais prático.

Pequenos reparos para fazer em casa 001

Torneira vazando, furos na parede após mudar os móveis de lugar ou aquela porta batendo são situações comuns que encontramos nas casas de todas as famílias, e que podem ser solucionadas em poucos minutos, mas que nem sempre sabemos ao certo como fazer.

Pensando nisto hoje viemos lhes mostrar algumas dicas úteis e bem práticas para que vocês possam fazer estes pequenos reparos aí na sua casa, sem a necessidade de chamar ajuda quando um probleminha destes acontecer. Vamos conferir:

Pequenos reparos

Confiram abaixo os pequenos reparos que podem ser feitos aí na sua casa, e que vão deixar o dia a dia bem mais prático:

1.Tampando buracos na parede

Sabe aquele buraco que fica depois de tirar um quadro, ou mesmo um armário, e que deixa a parede marcada, então dá pra tampar ele de maneira simples e rápida.

Pequenos reparos para fazer em casa 002

Para isso basta fazer uma massinha com duas colherinhas (sopa) de maisena e sal, com mais 4 colheres (sopa) de água. Ela vai ficar bem mole, e daí basta colocar no buraco da parede e aguardar secar. Depois passe uma lixa de unha para deixar a parede lisa, e retoque a cor com maquiagem, lápis ou mesmo uma tinta esmalte, desde que combinem com a cor da parede.

2.Removendo barulhos da cama

Deitar em uma cama barulhenta é algo que atrapalha o sono de qualquer um, e que com o passar do tempo pode até danificar o móvel se não for resolvido a tempo.

Pequenos reparos para fazer em casa 003

Felizmente este problema pode ser resolvido com algumas dicas simples, e a primeira dela é reapertar todos os parafusos, que em geral ficam na lateral da cama. Outra dica, destinada as camas de metal, é aplicar lubrificante líquido nas juntas das camas, ou mesmo passar um sabonete ou cera de vela. Já nas camas de madeira use talco nas juntas para diminuir o atrito da madeira.

3.Evitar desperdício de água na torneira e no chuveiro

Deixar água pingando da torneira ou do chuveiro não é algo muito legal, pois causa o desperdício de água, e também um grande aumento na conta no final do mês. Mas em muitos casos estes problemas de pinga-pinga podem ser resolvidos com soluções práticas, como veremos abaixo.

Pequenos reparos para fazer em casa 004

Se o vazamento da água for naquela torneira que insiste em não fechar, você pode trocar a borrachinha dela, um reparo simples de fazer e que leva poucos minutos. Esta borrachinha é comprada até no mercado, e para trocar basta fechar o registro geral da água dentro de casa, e depois com uma chave inglesa, ou chave de boca, desrosquear a parte de cima da torneira. Quando ela estiver aberta você verá a borrachinha gasta lá dentro, que deve ser substituída pela nova, e assim o pinga-pinga vai parar.

4.Problemas no chuveiro

No chuveiro um problema mais comum que pode acontecer é o ressecamento da vedação interna das roscas ou mesmo sujeira que entra pelo cano.

Pequenos reparos para fazer em casa 005

E para resolver este problema primeiro feche o registro de água, desligue a energia (caso o chuveiro seja elétrico), e remova a fiação do chuveiro com cuidado.

Pequenos reparos para fazer em casa 006

Remova o chuveiro e também o cano que o une a parede. Limpe as roscas do cano, e aplique uma nova camada de fita veda rosca. Aproveite e tire a tampa de baixo do chuveiro, aquela com furinhos, e limpe os furos com uma agulha. Aproveite para colocar um anel redutor de pressão entre o cano e o chuveiro para economizar água. Depois é só montar tudo com cuidado e seu chuveiro estará bem melhor.

5.Evite o barulho da batida da porta

Em dias com muito vento é comum que as portas da casa, ora ou outra, acabem batendo e causando aquele barulhão pela casa.

Pequenos reparos para fazer em casa 007

A solução para amenizar o barulho sem que seja preciso fechar todas as portas é aplicar tiras de fita adesiva com espuma na parte interna da porta. Isto irá amenizar o impacto e o barulho, evitando assim os sustos indesejados.

6.Pia entupida

Muitas vezes a pia da cozinha ou do banheiro entope, dificultado o escoamento da água. Isto é causado com o tempo devido ao acúmulo de sujeira no sifão, um cano em formato curvo que é colocado logo abaixo da pia, na saída de água.

Pequenos reparos para fazer em casa 008

E para solucionar este problema é necessária uma limpeza periódica do sifão, que é feita removendo-se o sifão e limpando seu interior. Nesta hora coloque uma bacia debaixo dele para aparar água e sujeira, e depois remova com as mãos mesmo, já que ele é só encaixado. Em alguns casos é necessário trocar o sifão, pois com o tempo ele resseca e racha.

7.Trocar interruptor da luz

Acender a luz é uma tarefa muito simples, que permite iluminar cada ambiente da casa sempre que for necessário. Porém tem horas em que a luz insiste em não acender, ou mesmo fica piscando. Isto pode acontecer quando o interruptor esta gasto, e com isso sua troca é necessária.

Pequenos reparos para fazer em casa 009

Esta troca pode ser feita de forma bem simples com o uso das dicas deste vídeo tutorial. Lembrando sempre de desligar a rede elétrica antes de realizar qualquer manutenção em tomadas ou interruptores:

Dica importante!

Vale lembrar que os reparos feitos aonde tenha rede de água e energia elétrica é sempre bom ter conhecimento básico sobre o sistema da casa, para evitar riscos a saúde.

Em caso de dúvidas é importante chamar os serviços de um profissional qualificado. E se você tiver mais alguma sugestão, deixe-nos seu comentário!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*